terça-feira, 21 de dezembro de 2010

resultados finais

Aqui estão os resultados finais da disciplina de História das Formas, neste segundo semestre de 2010.

Parabéns a todos pelos trabalhos em grupo. Foi bom ver a empolgação de vocês.

Até um próximo encontro...

Boas Festas e um 2011 Criativo!

Abraços

Hélio Carvalho

sábado, 23 de outubro de 2010

avaliando os conhecimentos

Waltercio Caldas  –   Los Velázquez, 1994 
130cm x 95cm x 6cm - Pastel sobre papel, 
vidro semitransparente e moldura de madeira


Não se esqueçam que no dia 29 de outubro de 2010, realizaremos a nossa avaliação. O conteúdo será sobre o texto O Espaço, de Osvaldo Lopez Chuhurra, já bastante discutido em sala de aula. O material projetado em sala, já está inserido na seção aulas.

A imagem deste post está na exposição do Waltercio Caldas, no MAM/RJ. No caso dos trabalhos deste artista, a reprodução não é capaz de substituir a experiência de vivenciar o espaço... É preciso estar lá para ver. Para saber mais sobre o Waltercio Caldas, entrem no site oficial dele.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

o espaço

Lucio Fontana realizando um trabalho

Na próxima sexta-feira iremos começar a conversar sobre o texto O espaço, de Osvaldo López Chuhurra, do livro Estética de los Elementos Plásticos, que vocês podem acessar na coluna dos textos ao lado.

Aproveitem para conhecer um pouco mais alguns trabalhos de Lucio Fontana.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

visitando Oiticica no Paço

Na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro de 2010, a aula de História das Formas será realizada no Paço Imperial, a partir das 14:30h, onde iremos contemplar, experimentar e discutir a obra de Hélio Oiticica, na exposição MUSEU É O MUNDO, além de percorrermos as duas outras mostras em exposição: VOLTE SEMPRE, de Julia Miranda, e CHROMOPHILIA de David Batchelor.

Espero todos vocês lá.

Hélio Oiticica, Metaesquema, 1958, Guache sobre papelão,
Ernesto and Cecilia Poma Collection, Miami

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

falando através das formas

A riqueza dinâmica do mundo ecoa nas formas que nossos olhos contemplam diariamente. A potência dos significados está ali para ser explorada. As formas são caminhos que reinvindicam o comprometimento da nossa atenção e nos fazem resgatar memórias, afetos, percepções subjetivas. Ao mesmo tempo, são elos que nos conectam com aquilo que ainda desconhecemos, outras subjetividades tornadas perceptíveis nos contornos eloquentes de suas existências absolutas. A leitura destas expressões é tarefa para o intelecto, movido por uma disposição flexível para o exercício da experimentação.

Todas as conexões são bemvindas.

Janine Antoni Loving Care New York 1993
Este blog será um canal de comunicação com os alunos da disciplina de História das Formas e Expressão, oferecida pelo Departamento de Arte da UFF, funcionando como um complemento didático e um espaço de multiplicação e reverberação dos contextos tratados em sala de aula.